Essa parceria chegou a Zabelê através da Secretaria municipal de Assistência Social. 
Através da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, a Prefeitura de Zabelê no Cariri Paraibano, fez a entrega de 247 filtros de água em cerâmica, aos beneficiários do programa Bolsa Família residentes na zona rural do município. A entrega ocorreu na manhã desta-quarta feira dia 16 de Agosto e foi liderada pela Secretaria de Assistência Social do município.

O Programa Viva Água, criado pelo Governo da Paraíba e desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi iniciando em 2016, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento da Estiagem, e visa distribuir cerca de 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem. Este ano já foram entregues mais de três mil filtros.  

A secretária de Assistência CíntiaRoberta destaca a importância e o alcance do Programa Viva Água. “Estamos entregando aos moradores algo que parece simples, mas que faz muita diferença e contribui para a melhoria da saúde das pessoas que sofrem com a escassez de água. O Programa de Construção de Cisternas é outro benefício que tem chegado a essas pessoas que enfrentam bravamente os problemas da falta de chuva”, afirmou. 
Segundo o prefeito Dalyson Nevesa distribuição dos filtros foi destinada a famílias oriundas da zona rural, especialmente as que possuíam idosos ou crianças, tal como preconizava o edital do programa. A distribuição dos filtros foi conquistada pela secretaria de Assistência Social a partir da adesão a um programa estadual e atende a uma indicação feita pela gestão junto aos secretários para que fiquem atentos aos editais e programas disponibilizados pelos governos federal e estadual, a fim de trazer benefícios à população.

Post a Comment