A cantora sertaniense Cristina Amaral e o tocador Edmilson do Pífano são os dois homenageados do São João do Recife de 2017. O anúncio foi feito pela Prefeitura do Recife nesta quarta-feira. Os dois artistas são reconhecidos como representantes do gênero nordestino e são naturais do interior pernambucano: ela nasceu em Sertânia e ele, em Lajedo (mas é radicado na cidade de Caruaru).
Autodidata, Edmilson é apontado como um exímio tocador de pífano, tem mais de 50 anos de carreira e gravou cerca de 20 discos. A técnica à frente do instrumento o credencia como um dos principais artistas do Nordeste brasileiro, com desenvoltura comparada à de mestres da região.
Cristina Amaral é figura recorrente nas apresentações de forró e parceira de outros ícones do estilo musical, como Flávio José, com quem dividiu o palco durante a passagem pelo grupo Os Tropicais. Em carreira solo desde a década de 1990, ficou marcada sobretudo com a interpretação da música Eu sou o forró, incluída no disco Arisca. A carreira registra périplo internacional em turnês para divulgar o nome de Pernambuco e as manifestações culturais do estado.
A Prefeitura do Recife anunciou a participação dos dois na programação junina da cidade, mas ainda não divulgou calendário com atrações e locais dos eventos.   (Tribuna do Moxotó)

Post a Comment