A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, a 312 km de João Pessoa, continua desenvolvendo ações para o incremento do Turismo. Recentemente, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceira com o Sebrae, criou o Roteiro Caminho das Águas, que reúne quatro pontos de visitação da obra da Transposição do Rio São Francisco na cidade. Na rota, os visitantes poderão conhecer o túnel, o encontro dos rios, a ponte e um trecho do canal. Este é o primeiro roteiro urbano do município.
O Sebrae foi responsável por capacitar os guias locais que fazem os passeios com os turistas. As visitas são realizadas pela manhã e também no turno da tarde. Quem quiser agendar um horário para percorrer a rota e conhecer as instalações da transposição basta ligar para a Secretaria de Cultura de Monteiro, no telefone 3351-1510, ou comparecer no Museu Histórico de Monteiro, na Rua Alcindo Bezerra Menezes, e marcar a visitação.
De acordo com a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, a criação do Roteiro atende à necessidade das pessoas que querem conhecer de perto a obra da Transposição do Rio São Francisco. “Muita gente chegava aqui e pedia para conhecer as instalações. Foi uma demanda que surgiu. Todos os visitantes poderão saber mais sobre a Transposição. O desenvolvimento sustentável é possível quando os atores envolvidos são receptivos e engajados com a causa do meio ambiente. Assim, nosso trabalho com essa cadeia produtiva associada ao Turismo é forte e veio para ficar”, disse.
“O Roteiro Caminho das Águas é bem informativo. Porque o pessoal de fora da cidade quer saber muito sobre a obra, a maior dos últimos tempos construída no Brasil. O visitante vê a estrutura da obra, quantos homens trabalharam, a quilometragem, o volume de água, entre outras informações”, explicou o consultor de Turismo do Sebrae em Monteiro, Ayron Kerlly.  (Cariri Ligado)

Post a Comment